Cerimônia ocorreu na quarta-feira (13), na Universidade Federal de Roraima.
Estudantes do Centro de Educação Sesc de Roraima foram premiados na Olimpíada Roraimense de Química (ORRQ) e Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) na tarde de quarta-feira (13), no Centro de Biodiversidade da Universidade Federal de Roraima (CBio/UFRR).
A cerimônia reuniu o corpo pedagógico e familiares dos alunos, e entregou medalhas ouro, prata e bronze para 10 estudantes do Sesc Roraima. Além disso, dois alunos receberam certificado de menção honrosa por seu desempenho na Olimpíada Nacional de Ciência.
Para a estudante Evelyn Tereza do Vale Viana, da 1ª série C, ser medalhista de ouro na Olímpiada Nacional Feminina de Química é um reconhecimento por todos os esforços em sala de aula.
“É uma sensação muito gratificante. É uma porta que se abre e nos incentiva para correr atrás do que desejamos. Eu amo química e os professores sempre nos oferecem muito suporte quando precisamos”, afirmou Evelyn.
Segundo a professora de química Sueli Caetano de Sousa, este foi o ano em que mais houve alunos inscritos em olimpíadas da disciplina, com cerca de 50 participantes.
“Estou muito feliz e orgulhosa pelos meus alunos. É mérito deles! Quando vi o resultado fiquei tão feliz quanto eles. É como se eu estivesse recebendo as medalhas, porque o sucesso deles é o nosso sucesso”, destacou a professora.
A estudante Hadassa Rabelo Padilha, da 1ª série C, foi destaque na Olimpíada Roraimense de Química e recebeu medalha de ouro ao lado da avó materna e pais.
“Eu gosto muito de química, de aprender e ensinar. Sonho em cursar medicina, sei que é difícil, mas é ter fé, foco e estudar muito. Minha família sempre me incentivou a estudar e sou extremante grata a isso”, disse Hadassa.
Para o pai de Hadassa, Alessandro Padilha, acompanhar cada conquista da filha é gratificante. “A cada prêmio que ela recebe, me encho mais de orgulho e a incentiva mais a estudar. A alegria é tanto pra mim quanto pra ela, por estar sendo reconhecida e por ver os pais alegres por suas conquistas”.
A ORRQ e a Quimeninas integram o Programa Nacional de Olimpíadas de Química e buscam revelar jovens estudantes com talento e aptidões para o estudo da área, além de estimular o estudo, ensino e a pesquisa no campo da Química.
Confira os ganhadores:
OLIMPÍADA RORAIMENSE DE QUÍMICA
Medalhas de ouro
Hadassa Rabelo – 9º ano A
Ian Martins – 1ª série B
Nicolas Gabriel – 1 ª série C
Medalhas de prata
Isadora carvalho – 9 º ano A
Giovana Edmarry – 9 º ano A
Medalhas de bronze
Jhonatan Gabriel – 1 ª série C
Rihanna Kamilly – 1 ª série C
Ana Vitória – 2 ª série B
OLIMPÍADA NACIONAL FEMININA DE QUÍMICA
Medalhas de ouro
Vanessa Louhanna – 9º ano A
Evelyn Tereza – 1ª série C
OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIA
Menção honrosa
Isabella Rabello – 9⁰ ano D
Madson Tito – 1ª série C