O Serviço Social do Comércio (Sesc-RR) inaugurou nesta sexta-feira, 18, um novo prédio destinado ao programa Sesc Mesa Brasil. O banco de alimentos recebe o nome do Padre Revislande dos Santos Araújo, e visa atender milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de doações, seleção e redistribuições de alimentos, em parceria com instituições socioassistenciais cadastradas. A unidade fica localizada na Rua Jaranã, Nº 212, Mecejana (Sesc Mecejana).
Combater a fome e o desperdício de alimentos. Essa é a essência da maior rede de bancos de alimentos da américa latina – o Sesc Mesa Brasil. Além da distribuição de alimentos, o programa também desenvolve ações educativas, voltadas para a área da Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover uma alimentação adequada, reeducação alimentar e o fortalecimento das instituições sociais assistidas.
Em Roraima, pela primeira vez, o programa ganhou um prédio novo, totalmente equipado para atender as demandas do programa no estado. São 214,13 com área de processamento, espaço para seleção de frutas e verduras, câmara fria, sala de reunião, escritório, copa e banheiros. A cerimônia de abertura aconteceu na última sexta-feira (18) e contou com a participação do homenageado, Padre Revislande, autoridades, instituições atendidas e parceiras do programa, entre outros convidados.
“Nesses cinco anos do Projeto “Mexendo a Panela” foram distribuídos mais de 6 milhões de pratos de comida para àqueles em situação de rua. E para isso, contamos com doadores anônimos e das mais diversas instituições, entre eles, o Sesc Mesa Brasil, que é um grande parceiro desde o começo – acolhe, proporciona cidadania, e isso é maravilhoso!”, contou o Pe. Revislande dos Santos Araújo, idealizador do projeto social “Mexendo a Panela” e homenageado com seu nome no novo prédio Sesc Mesa Brasil em Roraima.
Segundo o presidente do Fecomércio em Roraima, Ademir dos Santos, ter esse novo espaço possibilita que mais famílias possam ser atendidas pelo Sesc Mesa Brasil. “Ver que a nossa instituição pode prestar esse serviço à sociedade, de forma a minimizar um pouco o sofrimento daqueles menos favorecidos, é um trabalho muito gratificante”, afirmou.
De acordo com Regina Moura Fernandes, analista de serviços sociais do Sesc Mesa Brasil, a nova unidade terá o suporte necessário para receber as doações de empresas parceiras e redistribuir para as intuições cadastradas. “A gente recebe doações de supermercados, varejistas, atacadistas, entre outros, que nem sempre estão próprias para venda, mas podem ser consumidas. Ter esse espaço, possibilita que possamos fazer triagem, manipulação e o armazenamento adequado desses alimentos; depois disso nós fazemos a doação para as instituições cadastradas no programa, que entregam para as famílias beneficiadas por elas”, explicou.
HISTÓRIA – O programa Sesc Mesa Brasil foi implantado no dia 11 de setembro de 2003, pelo departamento regional do Sesc em Roraima. Desde então empresas dos mais variados setores disponibilizam seus recursos e serviços para esta iniciativa, em que doam excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo. Durante esses 18 (dezoito) anos, mais de 8 (oito) mil toneladas de alimentos foram doadas às famílias roraimenses em situação de vulnerabilidade social, junto às intuições sociais cadastradas.
COMO SER PARCEIRO DO SESC MESA BRASIL – A instituição que deseja receber as doações do Mesa Brasil, deverá realizar o pré-cadastro no site do Sesc Roraima https://www.sescrr.com.br/, nos meses de janeiro e julho de cada ano. Após esse procedimento, a equipe técnica entrará em contato para visita de avaliação da instituição. Para realizar o pré-cadastro é necessário possuir as seguintes documentações: Estatuto da Instituição; CNPJ; RG e CPF do responsável pela Instituição; Plano de ação do ano corrente; Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS (se possuir); e Comprovante de endereço.
Para ser um doador, a instituição deve procurar uma unidade do Sesc, onde irá receber as informações necessárias sobre o programa e o processo de doações, após isso, é realizado o cadastro e posteriormente a visita técnica, até firmar um termo de parceria. Podem ser doadores: Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transportes etc. Mais informações: Setor do Mesa Brasil no Sesc Mecejana – (95) 3212-2823 / 98403-3733 ou pelo e-mail [email protected].