Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro abre inscrições para selecionar estudantes de Roraima
Ter, 28 de Maio de 2013 12:57

A Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro (ESEM-RJ), através dos Departamentos Regionais do Serviço Social do Comércio - Sesc, abriu inscrições seletivas para estudantes com idade mínima de 13 anos, que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Fundamental. O seletivo classifica alunos de todo o Brasil para estudar na instituição em 2014.

Para Roraima foram destinadas três vagas. As avaliações consistem em provas e entrevistas com alunos, pais ou responsáveis. O Edital do Seletivo e a pré-inscrição gratuita estão disponíveis até o dia 14 de junho no site www.escolasesc.com.br,.

A Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro concede aos alunos matriculados bolsa integral de estudos durante os três anos do curso. Serviços educacionais em regime residencial também são oferecidos, abrangendo moradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, material didático básico obrigatório e assistência médica-odontológica (preventiva e emergencial).

ESEM-RJ

A unidade oportuniza aos estudantes uma Educação humanística e de excelência, com troca de experiências, convívio com a diversidade, educando jovens que partem para as universidades e para o mundo do trabalho com bagagem de cidadania e cultura.

Como uma escola-residência, a ESEM-RJ estrutura-se com turmas em sala de aula de 15 alunos, de modo que o atendimento possa ser individualizado, garantindo qualidade no processo ensino aprendizagem.

A unidade também realiza acompanhamento acadêmico permanente, corpo docente qualificado, professores-pesquisadores, formação em inglês, espanhol e tecnologia, além de laboratórios e oficinas, atividades artísticas e culturais, complexo poliesportivo. Outro diferencial está na realização  intercâmbio com escolas Norteamericanas, participação em projetos sociais e ambientais, biblioteca com 50 mil volumes.

A gerente de Educação do Sesc-RR, professora Maria de Lourdes Picão, informou que a jornada escolar do aluno residente da Escola Sesc do Rio de Janeiro é de tempo integral, com dez horas diárias de atividades diversificadas, incluindo aulas em laboratórios, oficinas de artes, música, dança e teatro, atividades esportivas e artísticas.

"Aos finais de semana os alunos participam também de cursos profissionalizantes, oferecidos em parceria com o Senac. Eles desenvolvem projetos sociais nas comunidades em torno da escola e nos tempos livres, realizam atividades culturais e de lazer", destacou a professora.

Transformar as situações de convívio na comunidade escolar em possibilidades de aprendizagem é objetivo previsto no projeto pedagógico da Escola Sesc Rio, o que a coloca em conformidade com os novos paradigmas da educação em geral e do ensino médio em particular.

A professora Lourdes destaca também a sólida formação nas diferentes áreas do conhecimento, do estímulo ao pensamento crítico-reflexivo e à autonomia intelectual. "Além disso, a educação do Sesc em todo o Brasil atua diretamente em três pilares que norteiam a capacitação dos alunos para o mundo do trabalho, que são: o domínio da língua inglesa, o domínio das novas tecnologias e a qualificação profissional", explicou.

Sesc Roraima

Em 2010, a aluna do Centro de Educação Sesc de Roraima, Carolyne de Melo Tavares, foi a primeira estudante do estado aprovada para ESEM-RJ. No primeiro semestre deste ano, Carol também foi selecionada para participar de um intercâmbio em faculdades nos Estados Unidos. A estudante frequentou aulas curriculares em Idaho, na Community School, em Sun Valley.

Programa Quero Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro

- Pré-inscrição de 20 de maio a 14 de junho;

- Mais informações nos sites da ESEM-RJ:

www.escolasesc.com.br ou www.queroestudarnaescolasesc.com.br

- Telefones  (21) 3214-7419 e no Centro de Atividades Sesc – Mecejana. 3621-3768.